15 de junho de 2011

As ondas atendem ao meu mandar...



“Sossegai” 



O hino “Sossegai” Nº 328 do Cantor Cristão é um dos meus favoritos e traz uma lição de fé e esperança. Provamelte o autor  baseou-se na passagem bíblica onde Jesus acalma a tempestade (Marcos 4:35-41, Mateus 8:23-26 e Lucas 8:22-24).   Nesses  textos podemos ver o desespero dos discípulos diante da situação aparentemente fora de controle. Mas no mesmo barco estava JESUS e com Ele no barco tudo vai muito bem.
Esse hino faz um paralelo entre o fato ocorrido com os discípulos e as tribulações que enfrentamos.
O barco é a nossa vida, a tempestade são os problemas. Mas, em meio as tempestades da vida é bom saber que Jesus está presente e só Ele é capaz de repreender os fortes ventos e acalmar a fúria do mar.
Basta uma ordem dEle, uma única palavra, e todos os problemas serão obrigados a se curvar.
O segredo é tentar ficar tranquilo e exercitar a fé pois se Jesus estiver em nossa vida, não há razão para temer nenhum problema, nenhuma tempestade, nenhum ataque.
Se Cristo está no barco as ondas não têm escolha. "Sossegai" é a ordem, para elas e para cada um de nós, pois não há sossego maior do que saber que Ele está no controle de tudo.
Que  Deus nos ajude a passarmos pelas adversidades da da vida com fé, crendo que se o mestre Jesus estiver no barco as tempestades irão passar e Ele trará a bonança e o nosso barco não irá naufragar.
Que Deus o abençoe,
Cris Martins

Eis o hino,




A História do Hino 
 
Mary Ann Baker, a autora deste lindo hino nasceu em 16 de setembro de 1831. A tuberculose ceifou a vida dos seus pais e deixou-a órfã em tenra idade. Moravam em Chicago com a irmã e o irmão. Esse, um moço de excepcionais qualidades de caráter, começou a sofrer efeitos desta terrível doença. Das suas escassas economias, as duas irmãs conseguiram recursos para que ele viajasse à Flórida, na esperança de que no clima mais ameno começasse a melhoria. Não lhes foi possível acompanhá-lo. “Tudo em vão. Em poucas semanas o mal se agravou e o rapaz faleceu, longe do aconchego da família.” Não havia dinheiro para as irmãs irem ao seu enterro, nem para transportar o seu corpo para Chicago. Mary escreveu sobre esta experiência assoladora:
Embora nosso choro não fosse ‘como outros que não têm esperança’ e embora tivesse crido em Cristo desde menina e desejasse sempre viver uma vida consagrada e obediente, tornei-me terrivelmente rebelde a esse desígnio da divina providência. Disse no meu coração que Deus não amava a mim, nem aos meus. Mas a própria voz do meu Mestre veio aclamar a tempestade no meu coração rebelde e me trouxe a calma de uma fé mais profunda e uma confiança mais perfeita.”
Foi logo depois desta maçante experiência que o Dr. Horatio Palmer solicitou a Mary Ann o preparo de um grupo de hinos sobre os assuntos das lições da Escola Bíblica da sua igreja Batista. “Um dos temas era Cristo Acalmando a Tempestade. Esta lição expressou tão vividamente a minha experiência, que este hino foi o resultado”
Nas palavras da inigualável hinóloga Henriqueta “Rosinha” Braga, a experiência de Mary Ann não apenas permitiu-lhe narrar com felicidade a passagem bíblica; mais do que isto, capacitou-a a expressar a profunda fé na atuação do Mestre, quando estamos prestes a submergir nas dificuldades, tristezas e impasses em que a vida nos enreda.
Imediatamente, o próprio Dr. Palmer escreveu a música para o hino, que tem beneficiado a muitos com a sua mensagem de fé. Publicou-o na sua coletânea Songs of Love for the Bible School(Cânticos de Amor para a Escola Bíblica), em 1874.
Depois disto, Mary Ann se empenhou de corpo e alma à União de Mulheres Cristãs Pela Temperança. Neste ministério teve oportunidade de observar, bem de perto, o sofrimento de irmãs, esposas e mães de alcoólatras cujas vidas naufragaram pelo degradante vício de beber. Depois de chorar com muitas destas mulheres ao lado da sepultura destes seus entes queridos, ela testificou: “Tenho chegado a sentir gratidão pelas doces memórias do meu irmão. O caminho de Deus é o melhor”.
Ao saber que seu hino também estava sendo uma grande benção em outros países. Mary Ann Baker disse: “Me surpreende muito que este humilde hino tenha atravessado os mares e sido cantado em terras bem distantes para a honra do nome do meu Salvador”.
Este hino logo foi incluído em outras coletâneas, Nos Estados Unidos, tornou-se tão amado que, em 1881, quando o Presidente Garfield foi baleado, ficou entre a vida e a morte, e finalmente morreu, este hino foi usado repetidamente em cultos em sua homenagem. Foi neste ano que a autora também faleceu.
Sankey incluiu este hino em Sacred Songs and Solos (Cânticos e Solos Sacros-1881), que o difundiu ao redor do mundo. Provavelmente foi deste hinário que o saudoso missionário William Edwin Entzminger o traduziu para o português em 1903 e o incluiu no Cantor Cristão. Esta bela tradução, muito fiel à letra original, fez com que o hino se tornasse um dos favoritos dos evangélicos brasileiros.

Fonte : http://musicaeadoracao.wordpress.com

2 comentários:

  1. Cris, esse hino fala profundamente ao meu coração. Posso dizer que é o hino que mais gosto do Cantor Cristão. Certa vez eu estava de guarda, na solidão, com minha arma tomando conta do quartel. Em momentos de solidão particularmente eu tenho o ouvido mais aguçado e posso ouvir muito mais a voz de Deus.
    Eu comecei a cantar cada verso da música e fui me enchendo de uma felicidade profunda. Uma sensação tão linda, a ponto de me ver na própria cena em que se passou a situação. Aquilo me fez ter um propósito: nunca mais eu iria cantar uma música sem prestar atenção à sua letra, sua poesia. E tenho feito isso daquele dia até hoje... Gosto muito quando você nos traz as histórias das composições. É bom demais saber a situação por trás de cada música pois nos fazemos presentes, mesmo que pela fé, naquele contexto.
    Que Deus abençoe teu blog. Já salvei nos favoritos... Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Obg Deiver! De fato a música é um poderoso instrumento que temos para nos aquietar o coração em momentos difíceis. Como vc, costumo analisar as poesias do que cantamos e com certeza é mais prazeroso o louvor qdo entendemos e conhecemos o contexto. Tem um outro hino no CC que tbm traz uma linda mensagem de fé e confiança, é o 398 "Sou Feliz", já falei sobre ele em alguns cultos. Vou preparar um post sobre essa linda história. Fica na paz!

    ResponderExcluir