10 de junho de 2011

Dia do Pastor - 2º Domingo de Junho


No 2º domingo de junho as igrejas Batistas comemoram o “Dia do Pastor”. Normalmente nesse dia são prestadas homenagens aos pastores em programações especialmente preparadas para esse fim.

Tive a curiosidade de procurar na internet origem desse dia, mas ao que pude perceber não existe um consenso em relação ao assunto, porém isso é o que menos importa. O primordial é termos em mente que o “Dia do Pastor” serve para lembrar o privilégio de ser Ministro da Palavra. Privilégio porque se trata de uma vocação, uma chamada divina para o ministério e que somente deve ser preenchido por aqueles que verdadeiramente foram chamados pelo próprio Deus para fazê-lo.

Todo privilégio, no entanto, é revestido de responsabilidade e o Ministério pastoral envolve grande responsabilidade diante de Deus. Quando Deus chama um cristão para o ministério é ao seu coração que Ele fala.

Muitos acreditam que ser pastor é saber pregar e ter um bom sermão, no entanto existe diferença entre pregar e pastorear. Pregar qualquer um prega, é só estudar a bíblia, isso é muito importante e todo cristão tem que estudar a palavra de Deus e transmiti-la a toda criatura, mas só pregar e ter um bom sermão não é ser pastor. Pastorear é cuidar da igreja, pegar no colo, limpar as feridas, aconselhar, caminhar junto, é sentir paixão pela almas, é não ter outro interesse senão pregar a Cristo e isso são para poucos.

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos a unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. (Efésios 4:11-13) .

Deus instituiu os pastores e como ovelhas temos o dever de honrar, respeitar e obedecer aos Pastores a quem Deus nos entregou para nos apascentar, pois são autoridades espirituais sobre nossas vidas (1Timoteo 7:17). Levantar-se contra Pastores, significa levantar-se contra o próprio Deus.

Não podemos esquecer também que o pastor é um homem comum, de carne e osso, com qualidades e defeitos, dias bons e dias maus, mas ele é um pastor, é autoridade constituída sobre nós e nós lhe devemos obediência e respeito.

Que neste dia dedicado aos pastores possamos lembrar do nosso compromisso de ajudá-los em seus Ministérios e de dedicarmos tempo orando por suas vidas.

"Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. (...) Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros" - Heb. 13:7 e 17.

Em Cristo,
Cris Martins

0 comentários:

Postar um comentário