11 de outubro de 2011

Ensina a Criança no Caminho do Senhor

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6


Se desejarmos de que essa promessa se cumpra na vida de nossos filhos precisamos de fato, como pais obedecer a Deus e com responsabilidade educá-los no caminho do Senhor.

Infelizmente alguns pais acreditam que ensinar no caminho do Senhor é simplesmente lavar o filho(s) a igreja domingo após domingo ensinando-o a ser religioso, transferindo essa responsabilidade à igreja e aos professores da EDB. Ensinar a criança no caminho que deve andar é muito mais que ir a igreja, é andar nele e viver a vida de Cristo a cada momento de nossa vida, exalando o Seu bom perfume em nossos lares, para que nossos filhos vejam Cristo e o seu amor através de nós.

O maior exemplo para os filhos estão dentro dos lares: são os próprios pais. Por isso, não adianta ensinar o caminho do céu, do temor do Senhor, da obediência a Palavra, se não andamos nesse caminho.

No tempo certo Senhor há de cobrar dos pais a falta de zelo pelos pequeninos. Em Deuteronômio 6.5-9 vemos essa condição imposta aos pais do passado:

“Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.”

Essa passagem bíblica nos mostra a necessidade de informar, de instruir os filhos de geração em geração, a respeito dos feitos de Deus e como pais, devemos aproveitar qualquer momento para ensinar a palavra do Senhor aos nossos filhos.

Minha oração é que os pais não percam a autoridade no comando da família e na criação dos filhos e entendam que o melhor caminho para isso é instruir os filhos nas verdades bíblicas, para que eles sejam capacitados para uma vida saudável.

Ser pai e mãe é uma grande bênção e uma responsabilidade enorme que alcança a eternidade então vamos fazer o melhor possível para guiar os nossos filhos no caminho do Senhor e só assim veremos o Senhor honrando a Sua Palavra:

“Quando for velho não se desviará dele”

Que Deus nos abençoe!
Cris Martins




Um comentário:

  1. Parabéns !!! Muito Lindo e edificante.Estava procurando pela mensagem "Ensina os caminhos do Senhor as crianças . . ." e achei aqui muito sugestivo. Sou evangélico mas estou dando uma Bíblia d Aline Barros com as histórias favoritas para uma criança, não evangélica que será batizada, na Igreja Católica, amanhã; Estou colocando como dedicatória Provérbios 22:6 encontrado aqui. Obrigado pela ajuda e continue a evangelizar. JESUS TE AMA !!!
    Romeu De Michielli
    Limeira/SP
    romichielli@hotmail.com

    ResponderExcluir