26 de janeiro de 2011

“Vida Plena e Meio Ambiente”


O tema da Convenção Batista Brasileira para 2011 é “Vida Plena e Meio Ambiente”, temática inédita que mostra a preocupação do povo Batista pela preservação da natureza. A divisa está no texto de Romanos 8.21-22 “Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”.

O tema escolhido é atual, importante e de grande urgência e leva-nos a refletir sobre alguns questionamentos: será que a igreja deve se importar com o meio ambiente? Qual é o nosso papel, como seres humanos e como igreja? Como devemos exercê-lo diante dos desafios atuais?

Ao abrirmos a Bíblia, o primeiro versículo diz que “no princípio criou Deus os céus e a terra”. Os dois primeiros capítulos de Gênesis são dedicados a relatar como Deus foi criando todas as coisas. Ao final do trabalho o Criador para e avalia: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Genesis 1:31).

Ao criar o mundo Deus deixou Adão e Eva para cuidarem do paraíso, pois o que Ele fez com amor e carinho deveria ser mantido: “Tomou o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivá-lo e o guardar” (Gênesis 2.15). Esse era o plano original de Deus em relação à ecologia, o homem deveria cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, no entanto, a ganância e a cobiça do coração do homem estão gerando consequências graves para a boa criação de Deus e essa ambição tem gerado reações contra o próprio homem, a exemplo das catástrofes climáticas que temos presenciado no Brasil e no mundo todo.

O Planeta Terra é uma obra das mãos de Deus e merece todo respeito e cuidado, por ser o lar que Ele criou para os humanos e animais: “Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24.1). Porém, temos falhado na tarefa de honrar e cuidar da criação de Deus e isso é percebido em nossas atitudes diárias como no banho demorado, no descarte incorreto do óleo de cozinha, no tratamento do lixo não reciclado, dentre outras ações praticadas.

Precisamos mudar nossos hábitos e reciclar nossos valores. Precisamos fazer nossa parte e assumir a nossa responsabilidade de cuidar e cultivar do planeta.

Que possamos olhar com mais cuidado para a criação, que geme com angústias, aguardando que nós, os Filhos de Deus, façamos alguma coisa.

É tempo da Igreja se levantar e prestar mais atenção à natureza criada!

Em Cristo,

Cristiane Martins

0 comentários:

Postar um comentário