2 de julho de 2010

Cuidados Com a Voz


Você já parou para pensar que grande parte da sua comunicação é mediada pela sua voz? Ela merece atenção e cuidados!
Existem alguns procedimentos básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo o aparecimento de alterações vocais e doenças no aparelho fonador.
Alguns conselhos podem ser seguidos para a manutenção de uma boa saúde.
Os cuidados devem ser seguidos por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais.
Vejamos alguns destes cuidados :
ESTÁ LIBERADO…
1.Muita água: de preferência em temperatura ambiente. Nada pode ser mais benéfico para as cordas vocais do que a hidratação. Elas ficam mais limpas e saudáveis. Água também durante o ensaio.
2.Maçã: a fruta tem ação adistringente e, por isso, "limpa" as cordas vocais trazendo alívio e bem-estar. Sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
3.Sucos e frutas cítricas: pois tais frutas ajudam na absorção do excesso de secreções do trato vocal.
4.Roupas confortáveis, que não apertam, nos ensaios e fora deles.
5.Dormir bem. Relaxa, ajuda a cantar, a aprender e a memorizar.
6.Repouso vocal após uso intenso.
7.Articular bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.
NEM PENSAR!
1.Falar/gritar quando o barulho ao seu redor tiver uma potência maior que o volume da sua voz. Evite qualquer tipo de competição sonora.
2.Café:o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. Assim como o cigarro, a bebida desidrata as cordas vocais, além disso, provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar.
3.Pastilhas, balas, sprays e anestésicos. Acredite: não ajudam. O efeito na verdade pode ser desastroso, já que anestesiam a garganta e mascaram sintomas. Temporariamente sem a irritação, você tende a forçar e a abusar ainda mais.
4.Alimentos lácteos, como de leite, chocolate e seus derivados antes a intensa atividade vocal, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.
5.Alimentos pesados, muito condimentados e gordurosos, especialmente antes de dormir. Além de provocar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, dificulta também a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração.
6.Tossir e pigarrear. Há quem ache elegante fazer “rã, rã”, mas o atrito que isso causa nas pregas vocais é muito prejudicial. O melhor é engolir a saliva ou beber água.
7.Cantar quando estiver doente (nem precisa dizer que, especialmente, da garganta e/ou com alergias, né?) Se você tiver condições físicas, por favor, não falte o ensaio. Você não vai cantar, mas vai ouvir e aprender. (Se ficar rouco, faça repouso vocal absoluto! Sussurrar prejudica ainda mais.)
8.Roupas desconfortáveis, que apertam pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto muito alto.
9.Fuja do ar condicionado além de comprometer as cordas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. Ele resseca o aparelho fonador. Se for inevitável, “compense” bebendo muita água (em temperatura ambiente).
10.Gelado faz mal? Não há nada científico comprovando que o gelado prejudica as cordas vocais. Isso varia de pessoa para pessoa e cada um deve ter essa percepção. E o sorvete? Pode, mas não antes de cantar. Evite sempre os choques bruscos de temperatura.
ATENÇÃO!
1.Quando estiver cantando, mantenha a cabeça reta, a postura ereta e os dois pés bem firmes no chão;
2.Articule bem as palavras, especialmente as vogais;
3.Rouquidão passageira, em geral, vai embora com repouso e cuidados básicos. Se você ficar rouco por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista.
4.Aprenda a se ouvir e a respeitar seus limites vocais. Rouquidão e veias dilatadas no pescoço podem sinalizar algo de errado.
“Portanto quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
I Coríntios 10:31

0 comentários:

Postar um comentário