19 de agosto de 2009

Música na Escola


Aulas de música na infância desenvolvem o cérebro. Pesquisadores já descobriram que a área do cérebro utilizada para analisar tons musicais é, em média 25% maior nos músicos, por isso, quanto mais cedo começar o treino musical maior a área do cérebro desenvolvida.
No Brasil, em tempos remotos, a música fazia parte da grade curricular, porém por motivos alheios, tal disciplina foi substituida e esquecida ao longo dos anos.
É comprovado que, as crianças que desenvolvem um trabalho com música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas.
A música sempre esteve presente na vida dos seres humanos, fazendo parte da educação tanto de crianças como de adultos. Na Grécia, por exemplo, a música era considerada fator fundamental na formação dos cidadãos, tanto quanto a filosofia e a matemática, e esse ensino começa na infância.
Platão já citava a música como “um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Essa visão de Platão é compreensiva e bem atual, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de racíocio, sendo assim, diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da Educação Musical, bem como o desenvolvimento da auto-estima .
Por isso hoje, quero deixar o meu recado para vocês que são pais e especialmente educadores, para que busquem inserir a música no seu planejamento e criar situações e estratégias para essa área, insentivando a criança a estudar música, seja através da prática de algum instrumento ou do canto.
Nas pricipais capitais do nosso país, existem conservatórios onde o ensino de música é oferecido a crianças já alfabetizadas.

A música nos foi dada por Deus, para cumprir também um propósito educacional.