27 de setembro de 2011

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

 Amar é uma atitude e o AMOR faz MILAGRES!
 
Ser amado por nosso cônjuge está na essência dos anseios conjugais e o casamento foi idealizado para atingir essa necessidade de intimidade e de amor. Entramos no casamento com sublimes sonhos de fazermos um ao outro SUPERFELIZES.

O livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chepman, um dos mais interessantes que já li sobre casamento, mostra como expressarmos nosso amor à pessoa amada. Nos mostra também que só nos sentimos realmente amados e compreendidos quando a pessoa amada nos expressa seu amor através de nossa linguagem única.

O autor do livro identificou que todas as pessoas possuem uma forma específica de amar e se sentirem amadas, através de cinco diferentes linguagens do amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentear, atos de servir e toque físico.

A chave, segundo ele, é APRENDER a primeira linguagem do amor de quem está próximo a você e DECIDIR usá-la!

Falar a linguagem de amor do outro, é viver constantemente o romantismo, é deixar o cônjuge realizado, e consequentemente a pessoa mais feliz do mundo. Quando isso acontece, o relacionamento conjugal segue mais fácil e a vida fica bem mais legre.

Quer descobrir qual é sua linguagem do amor e a linguagem da pessoa que você ama?

Descubra lendo as páginas dessa bênção de livro. Você verá a diferença em seu casamento.



Em Cristo,
Cris Martins

6 de setembro de 2011

AMOR OU PAIXÃO?


Quero neste post falar sobre algo que tem me inquietado já há algum tempo em relação ao que declaramos em alguns louvores que normalmente cantamos em nossas igrejas expressando que “Estamos APAIXONADOS por Deus”.
Pelo que tenho percebido parece que algumas palavras têm perdido seu verdadeiro significado e muita confusão tem sido feita. PAIXÃO e AMOR não são sinônimos, pelo contrário, são palavras bem distintas e há uma diferença muito grande entre esses dois sentimentos. Se estas palavras tivessem o mesmo significado poderiamos então dizer: “Porque Deus se APAIXONOU pelo mundo de tal maneira que enviou o Seu Filho...” ou: "Te APAIXONARÁS pelo Senhor teu Deus de todo o teu coração... porque este é o primeiro e grande mandamento. E te APAIXONARÁS pelo teu próximo como a ti mesmo". Complicado não acham? Não dá para trocar AMOR por PAIXÃO! Ouvi uma mensagem do Pr. Silas Malafaia onde ele falava sobre o que é paixão e o que é amor. Eis o resumo:

Paixão - exclusiva da natureza humana.
Amor - provém de Deus.
Paixão – é forte, violenta e de pouca duração (2 a 3 anos).
Amor - é profundo e contínuo.
Paixão - é egoísta só busca seu interesse.
Amor - não busca o seu interesse.
Paixão - pode se trasformar em ódio.
Amor - jamais se transforma em ódio
Paixão - pode despertar o desejo de fazer mal.
Amor - não faz mal a ninguém
Paixão - é burra, louca, cega.
Amor – é sábio, revela misericórdia, perdão e o caráter de Deus.
Paixão - destroi.
Amor – constroi, porque vem do coração de Deus para o coração do homem.

A paixão traz tristeza e sofrimento e quando essa palavra é mencionada na Bíblia é sempre como um sentimento negativo. Por exemplo:
Paixões Infames (Rm 1.26)
Paixão Lasciva (Cl 3.5)
Paixões da Mocidade (2 Tm 2.22)
Paixões Mundanas (Tt 2.12)
Paixões na Ignorância (1 Pe 1.14)
Paixões Corruptoras (2 Pe 1.4)
Paixões Ímpias (Jd 18)

Amados, é muito importante saber diferenciar o sentimento que existe em nosso coração.
Não se engane, por Deus ninguém deve ficar apaixonado!

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha...” 
 (1Cor 13:4-8)

Não troque o AMOR a DEUS pela PAIXÃO!
Em Cristo,
Cris Martins.