26 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Sustentável - Vídeo Educacional



Esse vídeo de Andrhey Ferreira mostra a importância do desenvolvimento sustentável para a manutenção da vida no planeta. Assistam. Vale a pena  conferir!

“Vida Plena e Meio Ambiente”


O tema da Convenção Batista Brasileira para 2011 é “Vida Plena e Meio Ambiente”, temática inédita que mostra a preocupação do povo Batista pela preservação da natureza. A divisa está no texto de Romanos 8.21-22 “Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”.

O tema escolhido é atual, importante e de grande urgência e leva-nos a refletir sobre alguns questionamentos: será que a igreja deve se importar com o meio ambiente? Qual é o nosso papel, como seres humanos e como igreja? Como devemos exercê-lo diante dos desafios atuais?

Ao abrirmos a Bíblia, o primeiro versículo diz que “no princípio criou Deus os céus e a terra”. Os dois primeiros capítulos de Gênesis são dedicados a relatar como Deus foi criando todas as coisas. Ao final do trabalho o Criador para e avalia: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Genesis 1:31).

Ao criar o mundo Deus deixou Adão e Eva para cuidarem do paraíso, pois o que Ele fez com amor e carinho deveria ser mantido: “Tomou o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivá-lo e o guardar” (Gênesis 2.15). Esse era o plano original de Deus em relação à ecologia, o homem deveria cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, no entanto, a ganância e a cobiça do coração do homem estão gerando consequências graves para a boa criação de Deus e essa ambição tem gerado reações contra o próprio homem, a exemplo das catástrofes climáticas que temos presenciado no Brasil e no mundo todo.

O Planeta Terra é uma obra das mãos de Deus e merece todo respeito e cuidado, por ser o lar que Ele criou para os humanos e animais: “Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24.1). Porém, temos falhado na tarefa de honrar e cuidar da criação de Deus e isso é percebido em nossas atitudes diárias como no banho demorado, no descarte incorreto do óleo de cozinha, no tratamento do lixo não reciclado, dentre outras ações praticadas.

Precisamos mudar nossos hábitos e reciclar nossos valores. Precisamos fazer nossa parte e assumir a nossa responsabilidade de cuidar e cultivar do planeta.

Que possamos olhar com mais cuidado para a criação, que geme com angústias, aguardando que nós, os Filhos de Deus, façamos alguma coisa.

É tempo da Igreja se levantar e prestar mais atenção à natureza criada!

Em Cristo,

Cristiane Martins

8 de janeiro de 2011

BULLYING – BRINCADEIRA DE MAU GOSTO



A palavra bullying é de origem inglesa, sem tradução exata para o português e significa ameaçar, amedrontar ou intimidar; conjunto de atitudes e práticas agressivas e intencionais adotadas e repetida por uma criança, adolescente ou grupo, contra outro que não tem condições de defesa. O Bully (valentão) usa formas de violência física ou psicológicas contra alguém em desvantagem de poder sem qualquer motivação aparente. O assunto, atualmente se transformou em tema de políticas públicas em todo o mundo.

Todos os dias, alunos do mundo todo sofrem com esse tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Aqueles que são alvo das agressões são geralmente escolhidos por fugirem dos padrões comuns à turma.

Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até bem pouco tempo era considerado inofensivo, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde a queda da autoestima a até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

O fenômeno, evidentemente, não é novo, mas não podemos tolerar esse tipo de atitude na nossa sociedade. Precisamos estar atentos, principalmente como pais e educadores para identificar o problema.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou no ano passado (2010) uma cartilha com dicas para o combate ao bullying nas escolas, afirma que, muitas vezes, o fenômeno começa em casa. A escola é apontada como corresponsável nos casos de violência. Segundo o texto, de autoria da psiquiatra, Ana Beatriz Barbosa Silva, o exemplo dos pais é fundamental para a atitude que os filhos terão em relação aos colegas. "Os pais, muitas vezes, não questionam suas próprias condutas e valores, eximindo-se da responsabilidade de educadores", diz o texto.

A cartilha traz em forma de perguntas e respostas várias orientações sobre como identificar o fenômeno, quais são suas consequências e como evitar. Também orienta os pais a observar o comportamento dos filhos e a manter diálogo franco com eles. “Os pais não devem hesitar em buscar ajuda de profissionais da área de saúde mental, para que seus filhos possam superar traumas e transtornos psíquicos”, diz o texto.

O povo de Deus também precisa estar atento para que o bullying não aconteça na igreja, especialistas no assunto afirmam que esse fenômeno que vem crescendo no mundo todo, pode acontecer em qualquer contexto social e nós não podemos fechar nossos olhos para isso. A prevenção é uma necessidade, tanto por meio de informação, de medidas práticas como por meio da formação bíblica dos mais jovens. Nós temos como grande mandamento de Jesus Cristo o amor a Deus e ao próximo, por isso, em hipótese alguma, o bullying pode ser permitido e praticado em nossas igrejas. A única resposta para combater o bullying que é praticado nas escolas e em todos os ambientes sociais é: amar como Jesus amou.

Em Cristo,
Cristiane Martins