26 de julho de 2010

Servi ao Senhor


"Servi ao Senhor com alegris, aprensentai-vos diante
 dEle com cântico" (Salmo 100:2).

Servi ao Senhor é tomar o cálice da salvação,
Servi-lo com gratidão, e prostar-me em adoração.
Servi ao Senhor é deixar seu Santo Espírito agir,
Tomar meu ser, transformar, me preparar para o porvir.
Servir ao Senhor é viver cada dia consciente
De que Ele está presente para abençoar, me guardar, velar por mim.
É viver feliz assim!
Bem ao do Senhor, em sua doce companhia, que me ajuda todo o dia,
A vencer o tentador, a romper com o temor,
A subir com asas puras, até as suas alturas,
E provar da comunhão, provar da intimidade.
É deixar o coração no altar da adoração, ser bahnhado de bondade oh, doce felicidade!

Conta-se que foi construída uma linda igreja em uma cidade do interior da Itália. Foram contratados artistas famosos. Num dia movimentado se serviço, apareceu um desconhecido desejando pintar um dos vitrais da igreja gratuitamente.
Como estava querendo oferecer algo para Deus, seu trabalho foi aceito, mas seria uma pequena janela do campanário. E resolveram ver sua obra. Ficaram extasiados. Era o mais lindo e perfeito vitral de que se tinha notícia! E ninguém nem ao menos ficou sabendo o nome do artista.
Até hoje, quando aquela catedral é visitada por turistas, todos sobem as escadas do campanário para admirar o trabalho do artista anônimo. É assim que devemos servir ao Senhor. Dar-lhe do que temos de melhor. E dar apenas para Ele. Nada de aplausos, para que haja recompensa.
(Transcrito)

Pai, quero te servir de todo o meu coração,
dando-lhe o meu melhor.
Obrigada porque Tu aceitas a minha gratidão
Amém! 

14 de julho de 2010

A Fábula das Três Árvores!


"Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.
A segunda olhou para o riacho e suspirou:
- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.
A terceira árvore olhou o vale e disse:
- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, mas tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.
Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam.
Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: "- Para que isso?"
Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, e, no meio de uma tempestade, quando o estavam quase afundando, o homem levantou e disse ao mar revolto: "Sossegai". Num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte, mesmo sendo inocente.
Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.
Eis a moral da história: as árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.
Autor Desconhecido
O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso
sonhar e ter fé; não importando o tamanho dos
sonhos... mesmo que nossos sonhos sejam grandes, Deus os vê ainda maiores.

2 de julho de 2010

Cuidados Com a Voz


Você já parou para pensar que grande parte da sua comunicação é mediada pela sua voz? Ela merece atenção e cuidados!
Existem alguns procedimentos básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo o aparecimento de alterações vocais e doenças no aparelho fonador.
Alguns conselhos podem ser seguidos para a manutenção de uma boa saúde.
Os cuidados devem ser seguidos por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais.
Vejamos alguns destes cuidados :
ESTÁ LIBERADO…
1.Muita água: de preferência em temperatura ambiente. Nada pode ser mais benéfico para as cordas vocais do que a hidratação. Elas ficam mais limpas e saudáveis. Água também durante o ensaio.
2.Maçã: a fruta tem ação adistringente e, por isso, "limpa" as cordas vocais trazendo alívio e bem-estar. Sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
3.Sucos e frutas cítricas: pois tais frutas ajudam na absorção do excesso de secreções do trato vocal.
4.Roupas confortáveis, que não apertam, nos ensaios e fora deles.
5.Dormir bem. Relaxa, ajuda a cantar, a aprender e a memorizar.
6.Repouso vocal após uso intenso.
7.Articular bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.
NEM PENSAR!
1.Falar/gritar quando o barulho ao seu redor tiver uma potência maior que o volume da sua voz. Evite qualquer tipo de competição sonora.
2.Café:o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. Assim como o cigarro, a bebida desidrata as cordas vocais, além disso, provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar.
3.Pastilhas, balas, sprays e anestésicos. Acredite: não ajudam. O efeito na verdade pode ser desastroso, já que anestesiam a garganta e mascaram sintomas. Temporariamente sem a irritação, você tende a forçar e a abusar ainda mais.
4.Alimentos lácteos, como de leite, chocolate e seus derivados antes a intensa atividade vocal, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.
5.Alimentos pesados, muito condimentados e gordurosos, especialmente antes de dormir. Além de provocar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, dificulta também a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração.
6.Tossir e pigarrear. Há quem ache elegante fazer “rã, rã”, mas o atrito que isso causa nas pregas vocais é muito prejudicial. O melhor é engolir a saliva ou beber água.
7.Cantar quando estiver doente (nem precisa dizer que, especialmente, da garganta e/ou com alergias, né?) Se você tiver condições físicas, por favor, não falte o ensaio. Você não vai cantar, mas vai ouvir e aprender. (Se ficar rouco, faça repouso vocal absoluto! Sussurrar prejudica ainda mais.)
8.Roupas desconfortáveis, que apertam pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto muito alto.
9.Fuja do ar condicionado além de comprometer as cordas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. Ele resseca o aparelho fonador. Se for inevitável, “compense” bebendo muita água (em temperatura ambiente).
10.Gelado faz mal? Não há nada científico comprovando que o gelado prejudica as cordas vocais. Isso varia de pessoa para pessoa e cada um deve ter essa percepção. E o sorvete? Pode, mas não antes de cantar. Evite sempre os choques bruscos de temperatura.
ATENÇÃO!
1.Quando estiver cantando, mantenha a cabeça reta, a postura ereta e os dois pés bem firmes no chão;
2.Articule bem as palavras, especialmente as vogais;
3.Rouquidão passageira, em geral, vai embora com repouso e cuidados básicos. Se você ficar rouco por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista.
4.Aprenda a se ouvir e a respeitar seus limites vocais. Rouquidão e veias dilatadas no pescoço podem sinalizar algo de errado.
“Portanto quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
I Coríntios 10:31